quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DICA DO DIA: Cuidados com a pele.

DICA #1


Como cuidar da pele com Cravos e 


espinhas.



Quem tem pele oleosa ou está entrando na adolescência sabe muito bem que os cravos e espinhas são um tormento quase inevitável. As transformações no corpo dos adolescentes, o bombardeio hormonal e todas as transformações pelas quais meninos e meninas passam nesta fase; materializam-se em dois únicos e terríveis inimigos: os cravos e as espinhas.


Da mesma forma, basta o tempo esquentar um pouco mais ou comermos alguma coisa mais gordurosa para que as pessoas que têm a pele oleosa sintam quase que imediatamente os reflexos do aumento da excreção de sebo. Um drástico aumento nos cravos e nas espinhas.


Aí começam os paliativos: lavar o rosto inúmeras vezes, passar produtos adstringentes a toda hora, usar cremespomadas e todo tipo de coisa tentando derrotar um inimigo que é quase invencível. Mas, nisso tudo, o que realmente dá certo? O que é verdade ou mito? O que é cientificamente provado e o que é puro misticismo e superstição?


Na verdade, pessoas que têm a pele oleosa e que querem cuidar para evitar o aparecimento de cravos e espinhas (ou pelo menos controlar esse aparecimento) devem ter em mente alguns cuidados simples:


Você deve prestar muita atenção no tipo de maquiagem que usa e a sua composição. Deve lavar o rosto sempre que possível. Deve abster-se de pomadas ou cremes gordurosos e preferir os géis. Jamais esprema as espinhas. Isso só vai fazer com que elas aumentem ainda mais e proliferem descontroladamente. Em casos graves, é preciso lançar mão de tratamentos médicos com antibióticos e ácido azeláico ou, em alguns casos, suplementação ou controle hormonal.


Evite tomar banhos muito quentes. A água “pelando” retira a oleosidade natural da pele e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais óleo para compensar. O ideal é a água morna ou fresca. Use sabonetes específicos para pele oleosa ou para pele acneica que não agridam a pele.


Se você usa maquiagem, limpe sempre muito bem a sua pele com produtos adstringentes de qualidade e use uma espuma macia para aplicá-los. Há produtos de maquiagem desenvolvidos especificamente para peles oleosas e acneicas.


Usar lencinhos umedecidos é um mito. Eles só aliviam o desconforto e podem promover uma maior excreção de sebo; provocando um efeito rebote indesejado. É melhor usar lenços de papel e uma boa loção adstringente.


O corte de cabelo também influencia. Cabelos compridos ou com franjas podem favorecer a passagem da oleosidade dos cabelos para o rosto. O chocolate também é um mito. É claro que deve ser evitado em excesso. Mas comer um pouco de chocolate não transformará a sua pele num ralador. O mesmo se aplica para a dieta. Se você comer muita gordura, sentirá o peso disso em seu rosto. Mantenha a ingestão de gorduras sempre sob controle.



DICA #2 


Como manter a pele do rosto bonita e 


saudável.



A manutenção da qualidade da pele é imprescindível para estar sempre bonita. Para manter a pele sempre saudável, são necessários alguns cuidados diários.


A pele deve ser limpa de manhã e à noite. Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza noturna é essencial, pois nesse período ocorre a renovação celular e com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células. 


Os produtos para limpeza devem ter pH neutro e devem ser escolhidos conforme o tipo de pele: para pele normal, privilegia-se o uso de leites de limpeza ou de sabonetes líquidos. Já a pele seca só poderá usar leites ou cremes de limpeza. Por sua vez, a pele oleosa ou mista deverá ser limpa com sabonetes líquidos ou soluções de limpeza não oleosas. 



Depois de ter sido limpa, deverá aplicar-se um tónico, para equilibrar o PH. 



Só depois de limpa e tonificada é que deverá ser hidratada, de modo a manter um teor de água adequado na epiderme. Também o hidratante deverá ser escolhido de acordo com as características da pele do rosto: a pele normal ou mista deverá ser hidratada com loções e leites hidratantes. A pele oleosa deverá ser tratada com hidratantes em forma de gel, com fórmulas livres de óleo. Por sua vez, a pele seca requer um hidratante consistente, em forma de creme. 



É importante o uso de um bom protector solar. Este deverá ser colocado todos os dias, mesmo quando não há sol. O protector previne rugas, manchas, sardas, envelhecimento precoce e o cancro de pele. O protector deverá ser aplicado 15 minutos depois da aplicação do hidratante e 15 minutos antes da aplicação da maquiagem.



Faça uma limpeza de pele de três em três meses. Não se esqueça de aplicar uma máscara de hidratação duas vezes por semana e esfolie a pele do seu rosto uma vez por semana, de modo a remover as células mortas.


Nunca vá dormir sem retirar a maquilhagem, por mais cansada que possa estar. Dormir maquilhagem impede que a sua pele ‘respire’ durante as horas de sono, impossibilitando que a mesma se encontre revigorada no dia seguinte.


Para além destas dicas, Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Beba muita água, coma muita fruta, sumos naturais, legumes, verduras, peixe, alimentos integrais, leite e iogurtes Deste modo, estará a fornecer os nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da sua pele. 

Tente dormir cerca de 8 horas por noite e faça caminhadas na praia e no campo.



Pesquisa feita por mim em vários sites. tirei uns resumos e fiz essas duas dicas, não só pra vocês, mas pra mim também. ;)






                                                      Por: Garota do echarpe cor de rosa.

Um comentário:

  1. Ameei a dica *--*
    Super útil e ultra necessária !
    Beijos cor de rosaaa

    ResponderExcluir

Comentem o que vocês acharam.